segunda-feira, 24 de março de 2014

Queijo Cheddar Defumado Vegano

Galera, este queijo é bem interessante. Você pode fazer este queijo vegano como aperitivo.da forma cremosa ou mais duro e cortá-lo em fatias. As duas formas são muito boas e espero que vocês também achem. Fica bom com fatias na baguette fresca, ou servi-lo em pasta com bolachas ou torradas . 




Ingredientes

1 xícara de castanha de caju
1/2 xícara de cenouras bebê
1 xícara de leite de arroz
1/4 xícara de flocos de agar agar
1/4 xícara cream cheese vegan (aqui no blog tem a receita)
1/4 xícara de flocos levedura nutricional 
2 a 3 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de pó de mostarda
2 colheres de chá de tempero para churrasco* (verifique se não tem nenhum componente animal)
1 colher de chá de páprica defumada ou, 1 colher de chá de fumaça líquida**, qualquer um destes ao gosto
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá de sal
Uma pitada de açafrão

Modo de Preparo

Coloque as castanhas de caju , cenoura e leite de arroz em uma panela pequena.

Leve para ferver rápido, em seguida, cubra e deixe ferver suavemente durante 5 a 8 minutos , ou até que as cenouras estejam macias - crocante. Se você quiser consumir em fatias, acrescente os flocos de ágar agar e continue a ferver por mais 5 minutos.

Transfira a mistura para um processador de alimentos, juntamente com o restante dos ingredientes e processe até ficar bem cremoso. Raspe os lados com uma espátula de borracha ao longo do processo. Demora uns minutos para ficar cremoso.

Se você pulou o agar agar e pretende servir como um creme, transfira para um recipiente e deixe esfriar, cubra e deixe descansar. Quando chegar em temperatura ambiente, tampe e leve à geladeira .

Se você usou o agar agar e quer uma consistência mais dura, transfira a mistura para uma forma de pão levemente untada com óleo e cubra. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas .

Antes de servir, desgrude com uma faca em torno das bordas da forma. Vire de cabeça para baixo em uma travessa. Se quiser, polvilhe um pouco de tempero para churrasco por cima.

* Mistura de  temperos para churrasco é facilmente encontrado gôndolas de supermercado como misturas de especiarias ou temperos diversos. 
** A Fumaça Liquida ou Liquid Smoke, é encontrado em supermercados na área de importados.

Vejam outras receitas em: www.facebook.com/veganoia.receitas.veganas  

Um comentário: